quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Castelo de areia

Castelos de areia são interessantes, você os constrói, dá duro trabalhando neles, se esforça, até que fica pronto, e claro, você fica todo orgulhoso querendo mostrar para as pessoas o que você fez. Até que, a maré sobe, e leva tudo embora, todo o seu esforço e trabalho literamente desaparecem e no dia seguinte é como se nada tivese sido feito ali, onde estava o castelo. Bom acho que no caso dos castelos de areia as pessoas já estão acostumadas a isso, por mais que dê uma pontinha de decepção, era esperado que ele não ficasse no lugar durante muito tempo. Mas, e quando nós esperamos que o que a gente faça fique marcado? Infelizmente não é apenas com castelos de areia que nós vemos o que fazemos ser "levado pela maré".

Caros leitores, vocês já se esforçaram por alguém? Se a resposta for positiva, vocês esperavam que o que vocês fizessem ficasse marcado para esta pessoa? Imagino que sim, afinal quando amamos esperamos ser amados, não é? Infelizmente o que acontece muito é você perceber que o que você fez de bom para alguém simplesmete desapareceu, feito um castelo de areia levado pela maré, e que depois, fica como se nada tivesse acontecido. É como se o que voce tivesse feito de bom para a pessoa não tivesse causado efeito nenhum, a sensação que fica é que não teria feito diferença nenhuma se você tivesse feito ou não. Aí fica a dúvida, é legitimo esperar o reconhecimento da pessoa? Alguns diriam, poxa, mas não podemos fazer as coisas esperando algo em troca, mas, meus caros, na minha opnião isso é humanamente impossivel.

Sempre que fazemos algo, esperamos receber alguma coisa em troca, isso se chama motivaçao, é ela que nos move a fazer as coisas. Vamos a um exemplo, daqueles bem tristes, uma criança faminta te pede comida, podemos pensar, tá, o qu eu iria querer em troca, oras, e a sensaçao de ter feito algo bom? A sensaçao de consciência limpa em ter ajudado, ter feito a sua parte, de saber que aquela criança não vai passar fome pelo menos nas próximas horas? Essa é a motivaçao. E, vamos pensar, se fosse alguém que você não gostasse, que voce soubesse que não mereceria, voce não teria essa sensação boa e nao teria sido tão gentil. Passando essa parte da motivação vamos pensar no caso especifico, qual a motivaçao que voce tem em fazer algo bom para alguém que você goste, ame, que está junto de voce? Claro, temos a sensação boa de fazermos algo bom para quem gostamos, mas, em um relacionamento as coisas vão muito além disso, pois quando fazemos algo bom pra alguém que amamos nós estamos mostrando para ela o valor que ela tem na vida da gente, mostrando o quanto ela é importante porque queremos ser importante na vida da pessoa também.

Não sejamos hipócritas em pensar que não queremos algo em troca, porque, quando percebemos que para a pessoa, o que a gente fez não teve valor, ficamos extremamente decepcionados e tristes. Se essa motivação não tivesse importância, porque ela nos afetaria tanto? Como eu já disse anteriormente, quando amamos queremos ser amados, se não fosse assim nos contentariamos com amor platônico, mas, você conhece alguém feliz em um amor não correspondido? Acho que não. Afinal, um relacionamento é vivido a dois, e a intenção é que seja uma via de mão dupla. Mas, a minha intençao aqui não é ficar choramingando a falta de carinho, até porque isso não resolveria a situação. O que eu pretendo fazer é mostrar para alguém que não dá valor ao amor que recebe, parar para refletir o que está acontecendo, meditar sobre os seus relacionamentos e tentar reparar se estão realmente dando o merecido crédito para a pessoa que está do lado dela. É muito fácil encontrar defeitos e reclamar sobre expectativas não realizadas, mas, também deveria ser fácil lembrar dos momentos bons a dois.

Por enquanto é só, até a próxima.

Um comentário:

  1. Meu bem, eu acho que esse texto ta meio enviesado ou eu to vestindo a carapuça facil demais ! uhsauhsuash
    Mas enfim, gostei do seu modo de escrevr, vou virar uma leitora assidua... !!

    ResponderExcluir